“Química e Tecnologia ligam-te ao mundo”, é este o lema da Licenciatura em Tecnologia Química do Instituto Politécnico de Tomar (IPT). O curso proporciona aos seus alunos uma “oferta formativa profissionalizante, especializada”, onde também é estimulado o “espírito crítico e inovador”.

A aluna do Mestrado em Tecnologia Química do Politécnico de Tomar, Joana António, também concluiu a Licenciatura neste curso na instituição e afirma que este “foi fundamental” para o seu crescimento “técnico” e “pessoal”. Desde o início, a exposição a “uma forte componente prática”, permitiu que consolidasse “os conhecimentos teóricos em ambientes laboratoriais” e desenvolvesse competências como “o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas e a atenção ao detalhe”.

 

Joana António, estudante do Mestrado em Tecnologia Química

 

Já a estudante da Licenciatura em Tecnologia Química, Leonor Teixeira, destaca a importância do contacto com os processos químicos aplicados ao fabrico de compostos com impacto direto na sociedade – como os biocombustíveis e os medicamentos. Além dos conhecimentos técnicos, esta é uma Licenciatura onde competências como a autonomia e a versatilidade na resolução de problemas individuais ou em equipa também são trabalhadas.  

Aprende a dominar os processos químicos

“Os alunos vão adquirir competências no domínio dos processos químicos de que a sociedade necessita para transformar as matérias-primas em produtos e objetos de uso diário”, começa por nos explicar o Diretor do Curso, Valentim Nunes.

 


De uma forma geral, os alunos adquirem competências para trabalhar em áreas de planeamento, produção, otimização e controlo de qualidade destes processos e respetivos produtos finais

Valentim Nunes, Diretor do Curso de Tecnologia Química


 

Uma aprendizagem que vai ao encontro dos objetivos da Licenciatura em Tecnologia Química do Politécnico de Tomar, que pretende dotar os alunos de “uma formação sólida de base científica e tecnológica”.

“De uma forma geral, os alunos adquirem competências para trabalhar em áreas de planeamento, produção, otimização e controlo de qualidade destes processos e respetivos produtos finais”, acrescenta Valentim Nunes.

Sabe mais sobre a Licenciatura aqui.