#1 Não te limites a copiar e colar

 

 1 16


Se pedes uma explicação, procura entender o raciocínio na base das respostas geradas. A aprendizagem tem de ser feita por ti e não vai ser realizada sem o teu esforço para a compreensão das máterias de estudo. É muito importante que mantenhas sempre o pensamento crítico quando estás a utilizar ferramentas de Inteligência Artificial.  


#2 Não confies cegamente na IA

 

 1 17


Nem tudo o que uma IA gera está correto. Confirma sempre a informação gerada por uma IA, recorrendo a manuais ou outras fontes de informação. Se necessário, antes de tomar decisões, confirma as sugestões fornecidas por uma IA com colegas, pais ou professores. Por isso, deves sempre verificar as informações com outras fontes, sobretudo se estiveres prestes a tomar decisões importantes. 


#3 Não faças perguntas genéricas

 

 1 18

 

Começa por ser o mais claro e específico relativamente ao que pretendes (qual a dimensão do texto, o contexto, tom, o objetivo, etc…). Recorrer a comparações também te vai ajudar a obter respostas mais realistas, sendo que também podes limitar ou orientar a “criatividade” de um LLM, pedindo factos concretos. Por fim, não te fiques pela primeira resposta: procura aperfeiçoar o resultado com novos prompts ou pedidos.


#4 Aproveita todas as potencialidades

 

 1 19

 

Existem muitas ferramentas de IA como chatbots, editores de imagem, criadores de música, análise de dados, entre outros. Conheceres as várias ferramentas especializadas vai permitir-te utilizar soluções concretas para necessidades específicas. Por outro lado, existem potencialidades que podes explorar, como configurar as funcionalidades de uma ferramenta para as tuas necessidades (quanto ao estilo, linguagem ou privacidade, por exemplo), de forma a conseguires resultados mais produtivos e seguros. 


#5 Não recorras apenas a IA

 

1 20


Um dos princípios fundamentais para uma utilização produtiva de IA é ver estas tecnologias como um apoio ou um parceiro de criação de conteúdo, evitando ver estas ferramentas como meras “máquinas” que fazem o trabalho por ti. A melhor utilização da IA é aquela que a vê como um apoio para a tua criatividade, originalidade e talento, potenciando o resultado final. Nesse sentido, podes recorrer à IA para gerar ideias ou explorar novos temas, mas tendo sempre em conta que a tua ação deve ser central nessa utilização. 


#6 Mantém-te em segurança

 

 1 21

 

Nunca partilhes dados pessoais como morada, contacto telefónico ou passwords com uma IA. E preza a tua privacidade, concedendo apenas as permissões mínimas às aplicações ou ferramentas de IA. Faz apenas downloads seguros: antes de abrires um link ou descarregares um ficheiro, verifica se confias na sua origem. Protege o teu dispositivo de vulnerabilidades fazendo sempre as atualizações mais recentes.