Personalização do estudo

Se indicares os temas que necessitas de estudar, a IA pode ajudar-te a encontrar recursos de apoio como sites ou vídeos explicativos. Se definires o teu tempo disponível, os temas e objetivos para a criação de um plano detalhado e adequado às tuas necessidades. 


Criação de dependência 

Evita basear todo o teu estudo na IA. Cria um plano de estudo e usa a IA apenas como apoio. A ideia base é que possas ser independente da IA, ou seja, não te limites a copiar e colar. Se pedes uma explicação, procura entender o raciocínio na base das respostas geradas. 


Economia de tempo

 

A partir de textos ou fontes mais longas, podes recorrer à IA para criar resumos ou explicações por tópicos, bem como esquemas e mapas mentais. Para rever os teus conhecimentos, cria com a IA testes, quizzes ou flashcards que colocam à prova a tua aprendizagem. 


Informações incorretas 

1 10

Confirma sempre a informação gerada por uma IA, recorrendo a manuais ou fontes oficiais. Evita confiar cegamente nas respostas que te são fornecidas, sendo que uma boa prática consiste em questionar a própria ferramenta sobre as fontes que utilizou para chegar a esse resultado. 


Diversificação do método de estudo

1 11 

A partir dos temas que necessitas de estudar, a IA pode ajudar-te a encontrar recursos de apoio como sites ou vídeos explicativos. É também possível tornares o estudo mais interativo. A criação de um RPG textual sobre o tema que estás a estudar ou debater com personalidades históricas são apenas alguns exemplos. 


Fomentar a distração

1 12

O facto de utilizares IA para estudar pode levar-te a encontrar mais facilmente distrações. Nesse sentido, teres disciplina vai ser fundamental para manteres a produtividade. Inclui sempre períodos de trabalho offline no teu plano de estudo, para garantires níveis elevados de concentração. 


Estímulo à criatividade

 1 13

Para evitar bloqueios, pede a uma IA sugestões para trabalhos criativos nas áreas que mais gostas. Podes criar jogos, narrativas, cenários hipotéticos, criar imagens ou cenários inspiradores, entre muitas outras opções. 


Sacrificar a originalidade

1 14

É muito importante que não vejas a IA como uma mera "máquina de fabricar respostas". Pensa que o que te define e caracteriza é a tua originalidade e criatividade. Como tal, pensa sempre na tecnologia como um apoio para que possar dar a conhecer a tua própria voz e as tuas ideias.