Realizado desde 2019, o CyberSecurity Challenge PT (CSCPT) está, há 5 edições, a “dotar os mais jovens das competências digitais e promover a literacia digital, em todos os ciclos de ensino e de aprendizagem ao longo da vida”. 

Com o intuito de identificar jovens talentos nacionais e despertar o seu interesse por uma carreira profissional na área da Cibersegurança, esta é uma iniciativa que se insere no eixo Educação do programa INCoDe.2030 e no plano de ação da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço.

O CSCPT promove anualmente várias iniciativas e atividades, a nível nacional, na área da cibersegurança e segurança da informação, de maneira a identificar talentos. São promovidas competições de “Capture the Flag (CTF)” onde são testadas as competências em diferentes áreas da segurança informática, o que permite o desenvolvimento de processos de colaboração e trabalho em rede.

Para preparar os participantes para o CSCPT vão ser disponibilizados desafios, com diferentes níveis de dificuldades, na sua plataforma de treino. Este concurso destina-se a jovens estudantes com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.

Após várias provas de qualificação de CTF, os finalistas que vão fazer parte da Team Portugal serão anunciados. Os selecionados, representarão Portugal na 10.ª edição do European Cybersecurity Challenge (ECSC) em Varsóvia, na Polónia, a realizar entre os dias 6 e 10 de outubro.

Esta iniciativa resulta de uma cooperação entre o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto e AP2SI - Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação e é uma iniciativa apoiada pelo Centro Internet Segura (CIS).

Anualmente, o CSCPT junta centenas de participantes em programas de formação e treino, com o propósito de “capacitar o país de recursos nas áreas de cibersegurança e segurança da informação, e com isto atrair, desde cedo, estudantes do ensino secundário e ensino superior”.

 

 

 

 

Portugal na Europa e no Mundo

Portugal participa no European Cybersecurity Challenge desde 2019, com uma equipa de 5 seniores (dos 21 a 25 anos) e 5 juniores (dos 16 aos 20 anos). Na edição mais recente da competição, em 2024, que teve lugar em Turim, a equipa nacional alcançou o 25.º lugar entre as 37 equipas, com uma pontuação total de 1 275,16 pontos.

Durante dois dias, 31 equipas em representação de países europeus e 6 equipas convidadas, competiram pela oportunidade de ser as melhores, em dois tipos distintos de CTFs: “jeopardy” e “attack-defence".

Em 2024, a participação portuguesa não se ficou pelo ECSC, com um elemento português feminino e um treinador a integrarem a Team Europe no International Cibersecurity Challenge (ICC), no Chile. No ICC, uma equipa composta pelos 15 melhores talentos europeus, compete num evento global de CTF, com organização da Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) e por várias organizações internacionais e regionais, representando mais de 80 países no total. A Team Europe venceu, até ao momento, todas as edições do ICC e contou sempre com a presença de jovens portugueses.

Também em 2024, uma estudante portuguesa capitaneou a Team Europe feminina (constituída pelos 5 melhores talentos femininos europeus) vencedora nos Kunoichi Cyber Games, uma competição mundial dedicada a jovens raparigas, que se realizou no Japão. 

 Sabe mais sobre o CyberSecurity Challenge PT aqui.